A licitação para contratos do setor público geralmente inclui Questionários de pré-qualificação (PQQ) solicitando informações que têm pouca relevância com os bens ou serviços necessários. A proposta em si é tão grande e complexa que as empresas menores, sem uma equipe de licitação dedicada, são incapazes de competir.
Em fevereiro de 2011, o governo do Reino Unido discutiu publicamente um plano para mudar radicalmente o sistema existente e facilitar para as Pequenas e Médias Empresas (PME) a licitação para contratos do setor público. Após uma extensa consulta a um número de PME, um anúncio do governo central afirmou que, no futuro, todos os departamentos devem publicar ações direcionadas específicas para aumentar o nível de negócios que fazem com as PMEs, contra as quais esses departamentos serão medidos.
O Contracts Finder, uma fonte única de oportunidades, substitui o contrato Supply2Gov. Ele será hospedado no site do Business Link, no qual as partes interessadas podem se registrar para receber alertas de ‘alertas’ de Convites para Concurso (ITTs) e outros contratos do setor público CERS.
As principais mudanças que interessarão às PME são:
25% das aquisições governamentais a serem colocadas com PMEs (isto é provavelmente abaixo de 10% no presente).
Um único QPQ para todas as aquisições em commodities comuns – as empresas só terão que enviar dados de pré-qualificação uma vez e, para aquisições abaixo de £ 100.000, há uma proposta para eliminá-las completamente.
Cirurgias de produtos para PMEs – uma rota para as PMEs lançarem produtos e serviços inovadores, facilitada por um Representante Comercial da Coroa (CCR) cujo trabalho é construir um diálogo estratégico.
Melhores especificações – os requisitos serão divididos em lotes menores, mais adequados para as PME, usando uma linguagem simples e clara que se concentre mais no resultado, em vez do processo da aquisição. Qualquer um vendo uma proposta cheia de jargão ininteligível pode denunciá-la! Os compradores do governo também devem receber treinamento para melhorar suas habilidades.
Transparência e abertura – os compradores devem ser desafiados a serem mais transparentes e abertos. As PME podem juntar-se a um painel de PME para ter certeza disso.
Abra o mercado para licitações de consórcios em que empresas menores se juntam para fornecer bens e serviços, com profissionais de compras obrigados a envolver as PMEs.
Resumo
É difícil imaginar as práticas de compras governamentais mudando depois de tantos anos de comportamento e linguagem arraigados, mas se iniciativas como engajar os usuários finais em suas especificações possam ser consideradas e incluídas, a proposta pode gradualmente mudar o sistema .